Prefeitura diz que investiga.
Moradores de Ubatuba denunciaram que uma ambulância UTI do município estaria sendo utilizada de forma irregular por um motorista fora do horário de serviço. O veículo, de placa CUI8E35, foi flagrado e fotos e vídeos mostrando a ambulância parada por horas na Rua Piauí, região central da cidade, durante a noite.
Segundo os relatos, o condutor teria deixado o veículo estacionado enquanto participava de uma reunião particular sobre uma cooperativa de motoristas de aplicativo.
A reportagem questionou a Prefeitura de Ubatuba, que afirmou não ter ciência prévia do caso. “De acordo com a Secretaria de Saúde, a pasta não tinha ciência do caso relatado e já está apurando o ocorrido”, informou em nota.
Na mesma resposta, a secretaria ressaltou a importância da frota de transporte sanitário:
“Diariamente, cerca de 260 pacientes do município são transportados para outros municípios da região, onde realizam consultas médicas, exames especializados, sessões de hemodiálise, tratamentos oncológicos e outros procedimentos de saúde. Atualmente, a frota da Secretaria Municipal de Saúde é composta por 100 veículos, sendo 28 vans, 47 carros pequenos, 4 caminhonetes, 20 ambulâncias e 1 micro-ônibus. Desse total, 34 veículos são de uso exclusivo do setor de Transporte Sanitário para garantir a locomoção dos pacientes.”
O uso de veículos oficiais para fins particulares é proibido por lei. O Código Penal e a Lei de Improbidade Administrativa preveem sanções para servidores que utilizarem bens públicos em benefício próprio.