Alesp estima receita de R$ 388 bilhões e consulta população sobre prioridades
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realiza, nesta sexta-feira (26), em Caraguatatuba, uma audiência pública para debater o Orçamento estadual de 2026, estimado em R$ 388 bilhões. O encontro será às 10h, na Câmara Municipal.
O evento faz parte do roteiro da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP), que percorre 30 cidades do Estado entre agosto e setembro para ouvir as principais demandas regionais. Os apontamentos da população e lideranças locais serão incorporados à Lei Orçamentária Anual (LOA), documento que define receitas e despesas para o próximo ano.
Segundo o deputado Gilmaci Santos (Republicanos), presidente da CFOP, o objetivo é aproximar o planejamento estadual das necessidades locais.
“Cada cidade e região tem a sua particularidade. Ouvindo a população na ponta, conseguimos elaborar um orçamento melhor, mais bem distribuído e mais humano”, afirmou.
Já o deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), vice-presidente da comissão, destacou a importância da participação popular:
“As decisões tomadas no Palácio dos Bandeirantes impactam o dia a dia da sua cidade. Por isso, defendemos maior controle social sobre o Orçamento.”
Entre as áreas que devem receber atenção na elaboração da LOA estão Saúde, Educação e Segurança Pública.