Encontro em Brasília alinhou inclusão do prédio histórico no PAC Obras e busca de patrocinadores pela Lei Rouanet
Representantes do Ministério da Cultura receberam, na última quarta-feira (24), em Brasília, a diretora-presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), Thaila Brito, para tratar de encaminhamentos sobre o restauro do Sobradão do Porto.
A reunião contou com a presença da ministra Margareth Menezes, da coordenadora-geral de Programas e Projetos Estratégicos, Danieli Helenco, da chefe da Assessoria Parlamentar do IPHAN, Januária Maia Araújo, do deputado federal Nilto Tatto, da vereadora de Caraguatatuba Cássia Gonçalves, da presidente da Comtur de Ubatuba, Érica Teixeira de Jesus, além do representante da sociedade civil, Luiz Fernando.
Segundo Thaila Brito, a principal pauta foi a inclusão do Sobradão no PAC Obras – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. “O IPHAN explicou que o programa precisa passar pela Casa Civil, mas que o Sobradão já está no radar. Assim que os projetos estiverem prontos para inscrição na Lei Rouanet, poderão ser indicados possíveis patrocinadores”, afirmou.
Patrimônio histórico
O Sobradão do Porto foi construído em 1846 pelo armador português Manoel Baltazar da Cunha Fortes. Já funcionou como armazém de café, residência familiar e hotel. Tombado em 1959, o prédio passou a abrigar a Fundart em 1987. Atualmente, segue como um dos principais patrimônios históricos de Ubatuba, aguardando recursos para o restauro completo.
