Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Rádio Tour

Brasíliaem breve

Interiorem breve

Vale do Paraíbaem breve

COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Notícias da Guardiã » GOVERNO ACENDE ALERTA NACIONAL: 3 MORTES E 17 CASOS DE INTOXICAÇÃO POR METANOL EM BEBIDAS — PF ABRE INVESTIGAÇÃO SOBRE AÇÃO CRIMINOSA
Anuncie Conosco

GOVERNO ACENDE ALERTA NACIONAL: 3 MORTES E 17 CASOS DE INTOXICAÇÃO POR METANOL EM BEBIDAS — PF ABRE INVESTIGAÇÃO SOBRE AÇÃO CRIMINOSA

O Governo federal convocou uma entrevista coletiva para detalhar as ações de investigação e enfrentamento ao esquema criminoso. Participam da coletiva os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Alexandre Padilha (Saúde). A PF conduzirá a investigação com prioridade nacional. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta terça-feira (30) que os casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas apresentam um padrão “fora do comum”, levantando suspeitas de atuação de facções criminosas. A Polícia Federal abrirá inquérito para rastrear a origem da adulteração e desarticular a rede de distribuição ilegal, que pode ter alcançado outros estados. A venda e a distribuição desse tipo de produto configuram crime grave.
O governo confirmou 10 casos e 3 mortes, concentrados em São Paulo. O Ministério da Justiça atua em parceria com a Secretaria de Saúde de Sã Paulo e ampliou o reforço técnico no estado para apoiar a vigilância e o atendimento.
O Ministério da Saúde anunciou a criação de um mecanismo de notificação imediata: qualquer pessoa com sintomas compatíveis (visão turva, tontura, náuseas, dor abdominal, confusão mental) e histórico recente de consumo de bebida alcoólica deve ser notificada imediatamente ao sistema de saúde.
Uma nota técnica nacional será enviada a todas as secretarias estaduais de Saúde, com orientações sobre diagnóstico, manejo clínico e fluxos de comunicação para casos suspeitos. O objetivo é agilizar a resposta médica e sanitária e evitar novos óbitos. Participam também da coletiva os titulares da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado, da Secretaria Nacional do Consumidor, Paulo Pereira, e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Simão.

Anuncie Conosco