A Prefeitura de Diadema entregou neste sábado (6) a canalização de cerca de 100 metros lineares do Córrego Iguassú, no Núcleo Habitacional Jardim Liberdade, no bairro Eldorado — área historicamente afetada por enchentes em períodos de chuva.
O prefeito Taka Yamauchi (MDB) participou da inauguração ao lado de secretários e vereadores. A obra foi realizada com recursos municipais e durou quatro meses.
Segundo a secretária de Obras, Melissa Duaik, a canalização foi feita em concreto armado e alvenaria estrutural, com implantação de caixas de passagem, bocas de lobo e sarjetão para melhorar o escoamento das águas. O pacote de intervenções incluiu ainda um muro de arrimo e guarda-corpos para aumentar a segurança dos moradores.
O espaço comunitário também recebeu melhorias: a quadra esportiva foi revitalizada com nova pintura e manutenção do paisagismo.
A canalização do Córrego Iguassú faz parte do Plano de Contingência para Prevenção de Impactos da Chuva, que prevê ações contra enchentes em regiões vulneráveis de Diadema, incluindo limpezas periódicas de bocas de lobo, extensão de redes de drenagem e construção de muros de contenção.
Atualmente, segundo a administração municipal, mais de 70 obras estão em andamento na cidade em diferentes áreas.