COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Cidades » Litoral Norte » Caraguatatuba » CARAGUATATUBA: POLÍCIA CIVIL APREENDE ADOLESCENTE DE 14 ANOS POR POSTAGENS DISCRIMINATÓRIAS NA INTERNET

CARAGUATATUBA: POLÍCIA CIVIL APREENDE ADOLESCENTE DE 14 ANOS POR POSTAGENS DISCRIMINATÓRIAS NA INTERNET

Investigação do NOAD identificou publicações com intolerância religiosa, xenofobia e homofobia; aparelhos eletrônicos foram apreendidos para perícia.

A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio do Núcleo de Observadores Digitais (NOAD) e da Delegacia de Polícia de Caraguatatuba, realizou na sexta-feira (9/1) uma ação para identificar e localizar um adolescente de 14 anos suspeito de praticar e incentivar discursos discriminatórios nas redes sociais.

Segundo a Polícia Civil, o trabalho de inteligência e investigação virtual apontou publicações com conteúdo de intolerância religiosa, xenofobia e homofobia. A apuração também levantou a hipótese de que o adolescente poderia estar vinculado a ideologias de ódio voltadas a grupos específicos, o que motivou diligências presenciais.

As equipes foram até uma escola do município e, em seguida, à residência do adolescente. De acordo com o registro policial, a mãe acompanhou o caso e apresentou o filho na Delegacia de Caraguatatuba.

O adolescente, ainda conforme a polícia, confessou as práticas discriminatórias na internet e admitiu ter feito publicações exaltando episódios de massacres ocorridos em outros locais, mas negou qualquer intenção de promover ataque ou violência na cidade. À polícia, ele teria atribuído as postagens a conteúdos consumidos na internet.

Foi instaurado procedimento de ato infracional por conduta análoga ao artigo 20 da Lei 7.716/89 (praticar, induzir ou incitar discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional). A Polícia Civil informou que seguirá com as investigações, com oitivas e perícia nos dispositivos eletrônicos apreendidos.