COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Cidades » GRANDE ABC: CIRURGIA INÉDITA NO SUS, AVANÇOS NA EDUCAÇÃO, CONECTIVIDADE E MOBILIDADE

GRANDE ABC: CIRURGIA INÉDITA NO SUS, AVANÇOS NA EDUCAÇÃO, CONECTIVIDADE E MOBILIDADE

Santo André chega à marca de 50 espaços públicos com Wi-Fi Livre e inaugura mais um ponto com internet rápida na Praça Lamartine, no Jardim Santo André, ampliando acesso para estudo, trabalho e serviços digitais.

Em São Bernardo, a van do Grafitando SBC circula pelos bairros levando mais cor e valorização urbana por meio do grafite, com ações de arte e revitalização.

Já na mobilidade, moradores do Jardim Guarará, em Santo André, reclamam de ônibus municipais de São Bernardo circulando e estacionando de forma irregular na região de divisa, ocupando praça e ruas residenciais; a SATrans informou que vai analisar o caso e adotar providências se houver irregularidades.

São Bernardo do Campo está perto de erradicar o analfabetismo escolar do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. O avanço é resultado das ações da Secretaria de Educação ao longo do ano passado e também inclui melhora na alfabetização dos alunos do 1º e 2º anos.
Os dados fazem parte da avaliação aplicada em dezembro de 2025, com consolidação prevista até o início de março. Segundo o secretário de Educação, Júlio César da Costa, a meta é eliminar o analfabetismo nessas séries por ser uma etapa estratégica e urgente.
A gestão municipal também aposta no reconhecimento de São Bernardo como Cidade Educadora, com ações que envolvem a rede municipal, estadual, ensino superior e valorização dos professores. Entre os destaques está o programa Conecta, que levou 20 estudantes da rede estadual para intercâmbio educacional na Irlanda.

O Hospital de Clínicas Municipal de São Bernardo realizou, no dia 13 de janeiro, uma cirurgia inédita no SUS do município: a retirada de um tumor cerebral com o paciente acordado. O procedimento foi conduzido pela equipe do Serviço de Neurocirurgia e durou cerca de cinco horas.
A técnica permite preservar áreas nobres do cérebro, responsáveis por funções como fala e movimentos. O paciente, Gilmar Felisberto dos Reis, de 51 anos, recebeu alta nesta terça-feira (20/1).