Recursos serão destinados à limpeza, remoção de árvores e reparos em prédios públicos
A Prefeitura de Ubatuba, em conjunto com o Conselho Gestor da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), aprovou nesta semana a utilização emergencial de até R$ 10 milhões do fundo para enfrentar os estragos provocados pelo vendaval que atingiu o município na última segunda-feira.
Os recursos serão aplicados em ações imediatas, como desobstrução de vias, remoção de árvores caídas, podas preventivas e locação de equipamentos e maquinários. As atividades contam com apoio da Defesa Civil, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e equipes das secretarias municipais.
Um dos itens previstos no plano emergencial é a locação de um triturador de galhos, capaz de reduzir em até 80% o volume de resíduos vegetais recolhidos, acelerando a limpeza dos bairros e permitindo o reaproveitamento do material.
“Além das podas e remoções, estamos mapeando os danos estruturais em prédios públicos, como escolas, unidades de saúde e na Santa Casa de Ubatuba, que aguarda um laudo técnico de engenharia para definir os próximos passos”, informou o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Arantes.
O Conselho Gestor da TPA destacou que a destinação dos recursos segue critérios técnicos e emergenciais previstos em lei, com monitoramento das ações pelas secretarias envolvidas. O objetivo é garantir transparência e eficiência no uso do fundo.
A Prefeitura também acompanha os boletins meteorológicos, que apontam possibilidade de novas rajadas de vento nos próximos dias, embora com menor intensidade.