Empresa iniciou operação no domingo; usuários andam em calçadas e ciclovias, e prefeitura ainda não confirmou se há autorização para o serviço
Desde o último domingo (26), os patinetes elétricos se tornaram a nova febre em Ubatuba. Uma empresa passou a operar o serviço de aluguel por aplicativo entre o Centro e o Itaguá, mas até o momento não há confirmação oficial se a atividade possui alvará ou autorização da Prefeitura.
Para usar os equipamentos, o usuário precisa realizar um cadastro com taxa de R$ 2,50, além de pagar por minuto de utilização, valor que pode ultrapassar R$ 1. Os patinetes têm velocidade máxima de 15 km/h e estão espalhados em diversos pontos da cidade.
A reportagem observou, nos últimos dias, situações irregulares, como usuários circulando em calçadas, estacionando os veículos em ciclovias e deixando os equipamentos em locais de grande fluxo de pedestres. Até o momento, nenhum acidente foi registrado, mas há preocupação com a segurança, especialmente com a proximidade das férias escolares, quando crianças e adolescentes podem tentar utilizar os patinetes — mesmo exigindo cartão de crédito vinculado.
Na Câmara Municipal de Ubatuba, até esta quarta-feira (29), não há nenhuma proposta — seja do Executivo ou do Legislativo — tratando da regulamentação do uso de patinetes elétricos no município.
Especialistas em mobilidade urbana alertam que, sem regras claras e fiscalização efetiva, a probabilidade de acidentes aumenta.
