Equipamentos foram colocados próximos a pontes e servem para pesquisa de mobilidade, segundo empresa responsável.
Na manhã desta quinta-feira (21), moradores de Ubatuba notaram câmeras instaladas em árvores próximas a duas pontes, em área de mata. A presença dos equipamentos chamou a atenção pela forma como foram fixados e gerou dúvidas sobre a finalidade da instalação.
As caixas que abrigam as câmeras têm adesivos da empresa Comap Consultoria, que confirmou se tratar de uma pesquisa de mobilidade urbana contratada pela CCR. O objetivo, segundo a empresa, é contabilizar o fluxo de pedestres e ciclistas para embasar a implementação de uma ciclovia nas laterais das pontes.
Em áudio que circula em grupos de mensagens, o colaborador da Comap, Eliseu, afirma que os equipamentos não registram veículos, não funcionam como radares e não têm caráter punitivo. “Seu único propósito é quantificar o número de ciclistas e pedestres. A ciclovia deve aumentar a segurança e reduzir acidentes”, disse.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Ubatuba, a CCR e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para confirmar detalhes da instalação. Até o momento, não houve posicionamento oficial.