A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano realizou nesta semana o resgate de três cães que viviam em situação de maus-tratos em uma viela no bairro Vila Ipelândia, na região de Palmeiras.
A ação teve apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e foi motivada pelo descumprimento de orientações e prazos previamente estabelecidos à tutora dos animais, depois da constatação de condições inadequadas de cuidado. Ela deve responder pelo crime de maus-tratos.
A ocorrência teve início em 16 de dezembro de 2025, quando equipes atenderam a uma denúncia e foram averiguar. No local foram encontrados três cães, sendo dois mantidos acorrentados com fios, em ambiente insalubre e sem condições adequadas de bem-estar.
Durante a vistoria inicial, um dos animais apresentava quadro grave de sarna, além de extrema magreza, indicando possível desnutrição e ausência de cuidados veterinários.
Os outros dois cães apresentavam infestação intensa por pulgas, situação que também caracteriza negligência e compromete a saúde dos animais.
Diante do cenário, a tutora foi orientada quanto às irregularidades, notificada formalmente e recebeu prazo para apresentar laudo veterinário que comprovasse o tratamento e a recuperação dos animais.
Como não houve retorno por parte da tutora nem a apresentação da documentação solicitada, a Secretaria retornou ao endereço nesta semana e efetuou o resgate dos três cães.
Após o resgate, os cães foram encaminhados para um abrigo voluntário para avaliação clínica, onde passarão por exames, tratamento veterinário completo e acompanhamento até a plena recuperação. O caso foi apresentado à Polícia Civil.
Após essa etapa de tratamento ser concluída, os cães serão disponibilizados para adoção responsável por meio do projeto municipal “Baby, me Leva!”.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria Municipal, o 0800-774-2007.
