Obra deve ampliar uso do terminal e resolver gargalo viário no Litoral Norte
O Governo de São Paulo assinou nesta semana um termo aditivo ao contrato de concessão da Rodovia dos Tamoios, prevendo investimento superior a R$ 55 milhões na criação de um novo acesso exclusivo ao Porto de São Sebastião. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (6/8).
O recurso será repassado de forma escalonada, conforme o avanço das obras, que visam conectar diretamente os Contornos da Tamoios à área portuária. Segundo o governo estadual, a nova rota vai melhorar o tráfego local e otimizar a logística de entrada e saída do terminal, atualmente atendido por uma via provisória com limitações estruturais.
A iniciativa busca ainda consolidar o Porto de São Sebastião como alternativa estratégica ao eixo logístico do Porto de Santos, especialmente para o transporte de cargas. A expectativa é resolver gargalos históricos da região, marcados pelo conflito entre o fluxo de caminhões e o aumento de turistas em períodos de alta temporada.
As intervenções serão fiscalizadas pela Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo). O projeto também recebeu aval da Companhia Docas de São Sebastião e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
A obra integra um pacote de melhorias estruturais executadas nos últimos anos na Rodovia dos Tamoios, incluindo os contornos Norte e Sul, que já beneficiam diretamente Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião. O Contorno Sul foi entregue em novembro de 2024 e o Norte, em dezembro de 2023.