Serviço começou na sexta-feira (28) e terá duração de até 90 dias.
A Prefeitura de São Sebastião contratou emergencialmente o Consórcio Limpa São Sebastião Terracom e VSA Ambiental para realizar a coleta de lixo no município. A nova empresa iniciou os trabalhos na última sexta-feira (28) e deve atuar por 90 dias, enquanto a administração municipal prepara um novo processo licitatório.
O contrato emergencial tem validade de até 12 meses e está estimado em R$ 47 milhões. A empresa conta com 19 caminhões coletores e cerca de 100 funcionários para atender a cidade. Além da coleta regular, também será responsável pela remoção de materiais recicláveis e limpeza de algumas praias. O transporte e destinação final dos resíduos serão feitos pela Terracom.
A substituição ocorreu porque o contrato com a SS Ambiental, vigente até setembro de 2025, ficou sem saldo contratual. A licitação anterior, estimada em R$ 83 milhões, foi revogada para reduzir custos. A prefeitura garante que os horários de coleta serão mantidos, mas alerta para possíveis atrasos no período de transição.
O município também informou que trabalha para assegurar os direitos trabalhistas dos funcionários da SS Ambiental, que deixará de operar na cidade.