A Polícia Militar do estado de São Paulo passou a utilizar o aplicativo Google Localizador para bloquear remotamente celulares Android roubados ou furtados. A novidade foi anunciada pelo Google, como parte de uma parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da PM.
Com o app instalado nos tablets das viaturas, os policiais podem, ainda no local da ocorrência, bloquear a tela do aparelho, rastrear a localização, emitir um alarme ou até apagar todos os dados do celular, desde que a função de rastreamento esteja ativada no dispositivo.
A tecnologia é compatível com 80% dos celulares Android registrados no estado, e para os demais, ainda é possível acionar localização e alarme. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), cerca de 5 mil crimes foram evitados com o uso dessa ferramenta.
O secretário Guilherme Derrite destacou a importância de registrar boletim de ocorrência e ter o número IMEI do aparelho para que as ações de bloqueio sejam eficazes, contribuindo para a redução dos roubos e furtos.