O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, nesta quinta-feira (02/10), a captura de uma cobra jararaca às margens do trecho urbano do rio Tietê, na altura do Clube Náutico, no bairro Mogilar.
Uma pessoa identificou o animal no local e acionou o CCZ. A serpente foi removida com segurança pela equipe e passa por avaliação clínica, na sede do CCZ. Após os procedimentos, a jararaca será devolvida ao seu habitat natural.
Na região do Alto Tietê, as jararacas são responsáveis por cerca de 80% dos acidentes envolvendo serpentes, especialmente em áreas rurais.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que, em situações de ataque por serpentes, é fundamental: procurar imediatamente atendimento médico; não tentar sugar o veneno, cortar o local da picada ou fazer torniquetes; manter a vítima em repouso; e sempre que possível, levar informações sobre a serpente para auxiliar no diagnóstico.
O único tratamento eficaz é o soro antiofídico, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na região, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi, é a unidade de referência para aplicação do soro.
O Centro de Controle de Zoonoses pode ser acionado pelos telefones (11) 4798-6785 ou 153 (plantão da Zoonoses, após o expediente e aos finais de semana), em caso de informações ou necessidade de recolhimento de serpentes.