Evento náutico reforça turismo e gera emprego no Litoral Norte
A 52ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela começou nesta quinta-feira, 10, reunindo atletas de várias classes na tradicional Semana de Monotipos. Considerado o maior evento náutico da modalidade na América do Sul, o encontro é também um motor da economia local.
Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), em parceria com o Observatório do Turismo de Ilhabela, a edição mais recente atraiu cerca de 23 mil visitantes e movimentou R$ 45,1 milhões. O público veio, em sua maioria, do Estado de São Paulo (42,6%), seguido por turistas do Rio de Janeiro (31%) e Santa Catarina (7,2%). Mais de 10% vieram de países da América do Sul, como Argentina, Uruguai e Peru.
O gasto médio por visitante motivado pelo evento foi de R$ 1.980, valor 74% superior ao de outros turistas na mesma época. A taxa de satisfação chegou a 91 pontos em uma escala de -100 a 100, reforçando a qualidade da estrutura e da programação.
“O evento movimenta o turismo, gera empregos e fortalece o comércio local”, afirmou o prefeito Toninho Colucci. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Harry Finger, destacou o impacto positivo na imagem de Ilhabela como destino esportivo e turístico de excelência.
A programação da Semana de Vela segue até 26 de julho. Informações estão disponíveis no site oficial da Prefeitura: ilhabela.sp.gov.br.