A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo ampliou, nos últimos anos, as formas de pagamento do IPVA e mantém, para 2026, opções como Pix e cartão de crédito, além dos meios tradicionais.
O calendário oficial do IPVA 2026 começa na próxima segunda-feira, dia 12. Quem optar pelo cartão de crédito poderá pagar o imposto à vista, com desconto de 3%, ou parcelar em até cinco vezes, nos bancos credenciados e em casas lotéricas.
Também existe a possibilidade de parcelar em mais parcelas por meio de instituições financeiras cadastradas pela Sefaz-SP. A lista das empresas está disponível no site da Secretaria. Nesses casos, as condições variam conforme a instituição e há cobrança de juros. Ao Estado, é repassado apenas o valor integral do IPVA.
Para pagar o imposto, o contribuinte precisa apenas do número do Renavam e deve acessar a rede bancária credenciada.
No Estado de São Paulo, o Pix é a forma preferencial de pagamento, com confirmação imediata. O QR Code é gerado exclusivamente no site da Sefaz-SP e pode ser utilizado em mais de 900 instituições financeiras, incluindo bancos digitais.Ouça a notícia que foi ao ar ao vivo na AM 560 e em breve, na FM 82,3, por Gustavo Cópia
