As obras não concluídas da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Paineiras, na região norte de Diadema, pela gestão de José Filippi Júnior (PT), têm nova data de entrega, após o projeto ser remodelado e o equipamento passar por ampliação.
É o que aponta o secretário de Saúde, Antônio Carlos do Nascimento. “O projeto original da obra prevê um número muito menor de instalações e o atual governo optou por ampliá-las a fim de oferecer um serviço de melhor qualidade à população com mais infraestrutura”, disse.
A obra iniciada em 2023 estava projetada para ser entregue em novembro do ano passado, mas somou-se ao pacote de outras séries de obras inconclusas da gestão passado, a exemplo, do Quarteirão da Educação.
Com área de 1.800 m², a UPA Paineiras previa 21 leitos para atendimento adulto, pediátrico e de emergência com funcionamento 24h e contaria com três salas de classificação de risco, cinco consultórios, salas de medicação adulto e pediátrica, além de raio-X, exames laboratoriais, eletrocardiograma, farmácia, serviço social e sala de sutura, entre outros.
A previsão é de 9 mil atendimentos mensais. Com o cronograma fora do prazo a inauguração foi postergada, ainda na gestão passada, para agosto deste ano. Com as alterações no projeto para ampliação, o espaço contará com 21 salas de inalação, ante as 13 previstas, aumento de cinco para sete leitos de observação masculino, e seis pediátricos, um a mais do que a proposta inicial.
Também haverá aumento de 30 para 47 no número de salas de espera adulto e de 27 para 39 na ala infantil e 32 lugares na recepção, antes inexistente, entre outras ampliações. O projeto também prevê melhorias nas áreas de descanso médico e para outros profissionais da unidade, a adoção de ‘fast track’ – espécie de triagem para atendimentos – e a implementação de laboratório de análises clínicas.