Instabilidade causada por frente fria pode provocar temporais, alagamentos e deslizamentos
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para a ocorrência de chuvas generalizadas entre esta sexta-feira (31) e o domingo (2), em razão da lenta progressão de uma frente fria sobre o território paulista. A formação do sistema frontal deve provocar instabilidade atmosférica, favorecendo chuvas a qualquer hora do dia, com temporais mais intensos entre a tarde e a noite.
Mesmo após o afastamento da frente fria, no domingo (2), a chegada de um corredor de umidade vindo da Amazônia manterá o tempo instável, com pancadas de chuva frequentes e persistentes, além de descargas elétricas, rajadas de vento e acumulados significativos em várias regiões.
A Defesa Civil reforça a necessidade de atenção redobrada em áreas de risco, como encostas e margens de rios, devido à possibilidade de deslizamentos, alagamentos e quedas de árvores.
Acumulados previstos de chuva (sexta a domingo):
Médio: Serra da Mantiqueira, regiões de Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, Bauru, Araraquara, Região Metropolitana de São Paulo, São José dos Campos e Litoral Norte.
Alto: Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Vale do Ribeira, Itapeva, Presidente Prudente e Marília.
Muito alto: Araçatuba e São José do Rio Preto.
A população deve evitar áreas alagadas, não se abrigar sob árvores durante tempestades e buscar locais seguros em caso de ventos fortes.
Em situações de emergência, os contatos são:
Defesa Civil – 199
Corpo de Bombeiros – 193
Quem quiser receber alertas preventivos pode enviar um SMS para o número 40199, informando o CEP da localidade de interesse.
