COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Cidades » Grande ABC » GRANDE ABC: ADEUS AOS ORELHÕES, SEGURANÇA INTELIGENTE EM SÃO CAETANO E NOVO ESPAÇO PARA IDOSOS EM DIADEMA

GRANDE ABC: ADEUS AOS ORELHÕES, SEGURANÇA INTELIGENTE EM SÃO CAETANO E NOVO ESPAÇO PARA IDOSOS EM DIADEMA

O noticiário do Grande ABC desta semana destaca o fim de uma era na comunicação urbana regional, o uso de tecnologia de ponta no combate ao crime e avanços na assistência social. Confira o resumo:

Infraestrutura e Memória

Região dará adeus a mais de 1.400 orelhões até 2028

O Grande ABC se prepara para despedir-se definitivamente de um ícone urbano. Até 2028, os 1.433 telefones públicos restantes na região serão desativados. A medida ocorre após a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) confirmar o fim da concessão do STFC, desobrigando as operadoras de manterem os equipamentos desde 1º de janeiro deste ano.

Criado em 1972 pela designer Chu Ming Silveira, o “orelhão” marcou gerações. No entanto, com a mudança nos contratos de concessão e o avanço da telefonia móvel, os aparelhos serão retirados gradualmente das ruas das sete cidades.

São Caetano do Sul: Segurança

Sistema Smart Sanca auxilia GCM na prisão de suspeitos

A integração entre tecnologia e patrulhamento resultou em prisão em flagrante em São Caetano do Sul. A Guarda Civil Municipal (GCM), com o suporte do sistema de monitoramento Smart Sanca, deteve envolvidos no furto de uma bicicleta no bairro Jardim São Caetano.

O sistema identificou a ação criminosa em tempo real. Com base nos dados de rastreamento, as viaturas iniciaram as buscas e interceptaram o veículo utilizado pelos suspeitos no momento em que ele retornava ao município, comprovando a eficácia do cercamento digital.

Diadema: Assistência Social

Cidade deve inaugurar Centro Dia do Idoso ainda em 2026

A população idosa de Diadema ganhará um novo equipamento público ainda este ano. O secretário de Assistência Social e Cidadania, Eduardo Minas, anunciou a previsão de entrega do Centro Dia do Idoso, um espaço multiúso focado no acolhimento diurno.

Diferente de uma instituição de longa permanência (asilo), o local terá como objetivo o fortalecimento de vínculos e a convivência. O projeto prevê atividades monitoradas nas áreas de saúde, cultura e lazer, garantindo escuta qualificada e proteção de direitos para a terceira idade.