Contrato para construção do Residencial Esperança I é assinado com investimento de R$ 23,1 milhões
As 173 famílias removidas do Morro do Fórum, em Ubatuba, no fim de 2023, terão um novo endereço. A Prefeitura e a Caixa Econômica Federal assinaram nesta quarta-feira, 16, o contrato para construção do Residencial Esperança I, com 150 apartamentos no bairro Estufa 2. A obra será executada com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida e investimento de R$ 23,1 milhões.
A desocupação da área, classificada como de risco geológico, foi marcada por tensão social. Em fevereiro de 2023, o deslizamento de uma pedra causou a morte de uma criança, o que levou à aceleração da ordem judicial de remoção. Parte das famílias foi abrigada provisoriamente em ginásios e passou a receber auxílio-aluguel da prefeitura.
O novo conjunto habitacional terá unidades de 51 m², com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda. A estrutura do residencial incluirá área de lazer com quadra de esportes, brinquedoteca, biblioteca, piscina e academia.
A prefeita Flavia Pascoal afirmou que a assinatura representa “uma virada de página de uma história triste”. O contrato foi firmado na superintendência da Caixa, em São José dos Campos, com participação de representantes da comunidade.
“Com luta e com garra, a casa sai na marra”, declarou Ana Célia Moraes, uma das moradoras que acompanhou o ato.
A previsão é de que as obras comecem ainda em 2025 e durem até dois anos. É o primeiro projeto do programa Minha Casa, Minha Vida na modalidade FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) a ser aprovado no Vale do Paraíba.