Secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Martuscelli, detalha impactos e oportunidades
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pindamonhangaba, Martuscelli, esteve em entrevista na manhã desta terça-feira, 9 de setembro, para falar sobre a chegada da Hitachi Energy à cidade. A empresa, líder global em tecnologias para eletrificação e redes de energia, iniciou a construção de sua nova fábrica de transformadores, com investimento de US$ 160 milhões, que deve gerar 450 empregos diretos e mais de 1.800 indiretos, beneficiando mais de 2.000 pessoas na região. A unidade está prevista para ser concluída em 2028.
Na entrevista, Marcelo destacou:
• O processo de negociação que trouxe a Hitachi para Pindamonhangaba;
• A inserção da cidade no cenário regional de investimentos;
• A produção voltada majoritariamente para exportações;
• A atração de novos empreendimentos para a região.
A fábrica seguirá os padrões internacionais mais rigorosos, incluindo a certificação LEED, com iniciativas sustentáveis como reaproveitamento de água da chuva, uso de fontes renováveis, gestão de resíduos e controle de emissões.
O investimento faz parte de um programa global de US$ 9 bilhões da Hitachi Energy, que visa expandir a capacidade produtiva, pesquisa e desenvolvimento, e apoiar a transição energética no Brasil. A unidade em Pindamonhangaba será estratégica para o crescimento da empresa na América Latina, promovendo tecnologia, inovação e qualificação da mão de obra local.