COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Cidades » UBATUBA: TERMINAL URBANO VOLTA AO CENTRO DO DEBATE ÀS VÉSPERAS DO CARNAVAL, COM QUEIXAS DE INSEGURANÇA E FALTA DE HIGIENE
Anuncie Conosco

UBATUBA: TERMINAL URBANO VOLTA AO CENTRO DO DEBATE ÀS VÉSPERAS DO CARNAVAL, COM QUEIXAS DE INSEGURANÇA E FALTA DE HIGIENE

Morte de homem em aparente situação de rua ocorreu em evento na Praça Exaltação Santa Cruz, no Centro; moradores e trabalhadores apontam aumento de pessoas no terminal e cobram ações da Prefeitura

Às vésperas do Carnaval 2026, moradores e trabalhadores voltaram a cobrar ações no terminal urbano de ônibus de Ubatuba, apontando aumento de pessoas em situação de rua no local, presença de pombos e problemas de higiene. Segundo relatos recebidos pela reportagem, turistas que utilizam o terminal afirmam não se sentir seguros, e motoristas e fiscais também reclamam das condições sanitárias.

O tema ganhou novo peso nesta semana após a morte de um homem em aparente situação de rua durante um evento na Praça Exaltação Santa Cruz, na região central de Ubatuba — ocorrência registrada na praça, e não no terminal. A Polícia Civil apura o caso como morte suspeita.

Questionada nesta sexta-feira (13), a Prefeitura informou, por meio de nota da Secretaria de Assistência Social, que a equipe de abordagem social (SEAS) atua pautada pela “escuta qualificada”, construção de vínculo e oferta de encaminhamentos para a rede socioassistencial, com articulação com a saúde e demais serviços. A administração afirmou ainda que esse atendimento já é realizado no terminal, com monitoramento de territórios de maior incidência.

HISTÓRICO DE 2025

O terminal urbano já foi alvo de impasses e instabilidade em 2025. Em junho do ano passado, o espaço chegou a ser fechado por questões contratuais, com impacto na operação e reclamações de usuários. Na mesma semana, acordos e medidas emergenciais foram anunciados para manter o funcionamento temporário.

COBERTORES, LIXO E IMPACTO AMBIENTAL

Moradores também apontam reflexos ambientais do problema. No último fim de semana, voluntários retiraram cerca de 250 kg de lixo na Praia do Matarazzo, no Centro, incluindo mais de 100 kg de cobertores. A avaliação é que parte desses itens, doados em dias frios, acaba abandonada e pode parar em áreas de praia e no mar, ampliando a poluição costeira.

O QUE A REPORTAGEM COBROU

Em mensagem enviada à Prefeitura, a reportagem questionou se há alguma ação programada para o período de Carnaval envolvendo as pastas responsáveis, diante de reclamações sobre aumento de pessoas em situação de rua no terminal, e pediu perspectiva futura para enfrentar o problema recorrente. A nota enviada pela administração citou a rotina de abordagem social no local, mas não apresentou medidas extras ou prazos para mudanças estruturais.

Anuncie Conosco