Jovem de 23 anos está desaparecida desde 20 de março de 2024; mergulhadores atuam em área de mangue e lago após novas informações apontarem possível presença na região.
A Polícia Civil segue, nesta terça-feira (27), com as buscas por Letícia Vieira Ventura, de 23 anos, desaparecida desde quarta-feira, 20 de março de 2024, em Ubatuba. Nesta nova etapa das investigações, os agentes realizam buscas subaquáticas com apoio de mergulhadores em uma área de mangue e em um lago localizados em frente à Praia Vermelha do Norte, no extremo norte do município.
Segundo apurou a reportagem, informações recebidas pela Polícia Civil indicaram que Letícia poderia estar na região, o que motivou a intensificação das diligências. Até o momento, a jovem não foi localizada.
Letícia foi vista pela última vez na tarde do dia 20 de março, quando esteve na casa de uma amiga. Por volta das 16h, ela saiu do local usando uma motocicleta emprestada, levando também um capacete. Familiares relatam que, após esse horário, não houve mais contato com a jovem. A preocupação aumentou por volta das 20h, quando mensagens enviadas ao celular não tiveram resposta.
No dia seguinte, 21 de março, a amiga encontrou uma publicação nas redes sociais informando a localização de uma motocicleta na Praia Vermelha. O veículo estava sem ocupantes e sem indícios aparentes de violência, mas tinha um adesivo da Barbie, característica que confirmou se tratar da moto usada por Letícia. A Polícia Militar foi acionada e fez buscas na região, porém nenhum vestígio foi encontrado. Capacete, celular e bolsa também não foram localizados. Na sexta-feira seguinte, a família registrou boletim de ocorrência.
Familiares relataram, à época, que Letícia teria enfrentado desavenças e ameaças anteriores, além de dizerem que receberam informações falsas ao longo dos dias, o que dificultou o avanço das buscas e aumentou a angústia.
Em 5 de abril de 2024, a Polícia Civil deflagrou a Operação Acre, com apoio do BAEP, do Canil do 3º BAEP e do policiamento ambiental, para cumprir mandados e levantar pistas relacionadas ao desaparecimento. A ação mobilizou cerca de 50 policiais e 15 viaturas, com registros de apreensões e prisões em flagrante por diferentes crimes, segundo balanço divulgado na ocasião.
A operação desta terça-feira é acompanhada pela delegada titular da Delegacia de Ubatuba, Dra. Ana Carolina Pereira de Oliveira, e pelo Dr. Rodrigo Cunha Soares, chefe do Setor de Investigações Gerais (SIG). A Polícia Civil reforça que o caso segue em investigação e novas diligências podem ocorrer conforme o avanço das apurações.
A Polícia reforça que qualquer informação que possa contribuir para a elucidação do desaparecimento pode ser repassada de forma anônima e totalmente sigilosa pelo Disque-Denúncia 181. Mesmo detalhes considerados pequenos podem ser decisivos para o andamento das investigações.