Por Gabrielle Tricanico
Um treinamento da Polícia Militar realizado nas proximidades de uma escola estadual na Zona Sul de São Paulo terminou com cinco estudantes encaminhados para atendimento médico após inalarem gás que se espalhou até a unidade de ensino. O caso aconteceu na tarde de quinta-feira (25), no Jardim São Luís, e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o treinamento da Força Tática era realizado em uma área destinada para esse tipo de instrução. Assim que o incidente foi identificado, a atividade foi interrompida e um procedimento administrativo foi instaurado para apurar como o gás atingiu a escola.
A Secretaria da Educação informou que cinco alunos apresentaram desconforto respiratório, foram levados para avaliação médica e permanecem em estado estável. As aulas chegaram a ser interrompidas temporariamente, enquanto a direção adotava medidas de segurança e acionava os serviços de emergência.
O episódio reacende o debate sobre os protocolos de segurança em treinamentos policiais realizados próximos a escolas e outros equipamentos públicos. A investigação deverá apontar se houve falha operacional e quais medidas serão adotadas para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.
