O prefeito de Suzano, Pedro Ishi, assinou nesta terça-feira (10/02) o contrato emergencial com a nova empresa responsável pela coleta de lixo na cidade. As ações referentes à limpeza, que começam ainda nesta data, ficarão a cargo da Troupe Brasil Ltda, que colocará equipamentos à disposição para regularizar este serviço até o fim da semana. O repasse mensal será de R$ 5,37 milhões.
Paralelamente, será aberta uma licitação para definir uma empresa que dará continuidade aos serviços da Troupe Brasil, cujo vínculo com a prefeitura fica estabelecido por um prazo de seis meses, podendo ser prorrogado por mais tempo caso o outro processo ainda não esteja totalmente finalizado.
A prefeitura também vai conduzir a intervenção contábil e fiscal da empresa que era responsável por esse trabalho até então, em razão do descumprimento de contrato desde a última quinta-feira (05/02), mesmo com os repasses sendo executados de forma regular. A partir desta data, a prefeitura notificou de forma sucessiva a empresa para retomada imediata dos serviços, o que não aconteceu.
Em virtude dos problemas causados na cidade, no domingo (08/02), a administração municipal decretou estado de calamidade ambiental e sanitária no município de Suzano. Na segunda-feira (09/02), a prefeitura completou três dias consecutivos de busca por soluções administrativas, jurídicas e operacionais para resolver o problema, inclusive mobilizando equipes próprias para atenuar os impactos causados pela paralisação das atividades por parte da concessionária. Neste momento, foi feita a última notificação à empresa que, assim como das outras
