Série começa na quarta (5) na Vila Sahy e segue até 3 de dezembro.
A Defesa Civil de São Sebastião inicia, na próxima quarta-feira (5), uma série de oito simulados de evacuação de áreas de risco. As ações abrangem Costa Sul, região central e Costa Norte. O objetivo é treinar a saída preventiva antes de eventos climáticos com deslizamentos de terra ou inundações bruscas.
O primeiro treino ocorre na Vila Sahy, às 9h. Agentes vão orientar moradores das ruas Ricardo Queiróz, 23 de Novembro, Manoel Neto, Paula Gomes, São José, São Jorge, Luís Basílio dos Santos e travessas Pica Pau e Tiê. O Ponto Seguro será o Ginásio Instituto do Verdescola.
A evacuação seguirá as atualizações do Plano de Contingência (Plamcon). Os moradores serão conduzidos a pontos seguros, como quadras e ginásios, com cobertura, banheiro e água. “Havendo a necessidade de evacuação preventiva, pelos alertas e alarmes da Defesa Civil, a população saberá para onde ir para se manter em segurança”, afirmou o coordenador Ricardo Cardoso dos Santos.
Participam do simulado a Polícia Municipal e o Departamento de Trânsito (Segur), além de equipes das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Educação (Seduc), Governo (Segov), Saúde (Sesau) — com o CCZ para recolher animais —, Serviços Públicos (Sesep), Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e o Fundo Social.
Calendário e pontos seguros:
5/11 — Vila Sahy: Ponto seguro no Ginásio Instituto do Verdescola, Av. Marginal, 44.
7/11 — Juquehy: Estacionamento da USF II, Av. Dr. Manoel Hipólito do Rego, 2.640.
12/11 — Jaraguá: Ginásio Solange dos Santos, Av. Dario Leite Carrijo, 2.269.
14/11 — Boiçucanga: Ginásio Astrogildo Gomes de Oliveira, Rua Tropicanga, 22.
19/11 — Topolândia/Olaria: E.M. Profª Verena de Oliveira Dória, Rua Onofre Santos, 720.
26/11 — Morro do Abrigo: E.M. Prof. Walfrido Maciel Monteiro, Travessa Guaratinguetá, 36.
28/11 — Itatinga: Arena Amaro Buarque Sampaio, Rua Antônio Pereira da Silva, 188.
3/12 — Maresias: E.M. Profª Edileusa Brasil Soares de Souza, Rua Agatha Cristynne Anderson, 33.
Os simulados incluem marcação de rotas de fuga, mapeamento de áreas com risco de escorregamento, pontos de alagamento, sinalização de bueiros e identificação do ponto seguro. A orientação é acompanhar os avisos oficiais e participar do treinamento para reduzir riscos no período de chuvas.