O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mogi das Cruzes resgatou dois animais nesta semana: um urubu jovem, encontrado em uma praça da cidade do município, e um bicho-preguiça que tentava atravessar a rodovia Mogi-Bertioga, em um trecho de área urbana.
O urubu estava no chão e provavelmente havia deixado o ninho pela primeira vez, pois não sabia voar. Os moradores das proximidades ficaram preocupados porque a área é bastante movimentada e havia risco de atropelamento do animal.
Segundo a equipe do CCZ, o urubu não apresentava ferimentos. No entanto, por ainda não ter aprendido a voar completamente, ele permaneceria no solo e seria naturalmente cuidado pelos pais. Devido aos riscos do ambiente urbano, a equipe realizou o resgate para garantir a segurança do animal até que ele possa voar e se manter por conta própria.
Já sobre o bicho preguiça, motoristas que passavam pelo Mogi-Bertioga acionaram o CCZ por causa do risco de atropelamento e de choque elétrico, já que há postes e fiações na região que poderiam representar perigo caso o animal tentasse subir. Após passar pela avaliação veterinária a preguiça apresentou boas condições de saúde e será solta em uma área adequada e segura para continuar seu ciclo de vida em ambiente natural.
O CCZ orienta a população a nunca manusear animais silvestres, já que eles podem reagir de forma imprevisível e causar acidentes. A população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (11) 4798-6785.