ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mauá entrega UBS Santa Lídia revitalizada e amplia estrutura para atender mais de 22 mil pacientes

Unidade recebeu novos consultórios, recursos de acessibilidade, climatização e modernização dos serviços para fortalecer o atendimento à população de Mauá.

Investimento de R$ 1 milhão moderniza unidade de saúde, reforça acessibilidade e integra pacote de R$ 12 milhões destinado à rede básica do município

Por Gabrielle Tricanico/ Grande Abc

A Prefeitura de Mauá entregou nesta terça-feira (23) a revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Lídia, em mais uma etapa do programa de modernização da rede municipal de saúde. Com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão em recursos do Governo Federal, a obra faz parte de um pacote de R$ 12 milhões destinado à requalificação de dez unidades básicas do município.

A reforma trouxe melhorias estruturais e de acessibilidade que prometem transformar a experiência dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as intervenções realizadas estão a instalação de piso tátil, sinalização em braile, audiodescrição, climatização dos ambientes, informatização da recepção e implantação de sistema eletrônico de senhas.

Inaugurada em 1980, a UBS Santa Lídia possui atualmente cerca de 22 mil prontuários ativos e realiza, em média, 700 consultas médicas e 3 mil atendimentos de enfermagem por mês. Com a revitalização, a unidade passou a contar com seis consultórios médicos, duas salas de enfermagem, ampliação do setor odontológico, sala de medicação e coleta mais ampla, além de espaço destinado à amamentação.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Marcelo Oliveira destacou que o investimento busca fortalecer o atendimento humanizado e oferecer mais dignidade à população. Segundo ele, a modernização da unidade beneficia tanto os pacientes quanto os profissionais que atuam diariamente na rede pública de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Eliene de Paula Pinto, ressaltou que a renovação das unidades integra uma estratégia mais ampla de fortalecimento da Atenção Primária, considerada a principal porta de entrada do cidadão ao sistema público de saúde.

A revitalização da UBS Santa Lídia integra um conjunto de investimentos que, segundo a Prefeitura, já ultrapassa R$ 56 milhões destinados à construção, reforma, aquisição de equipamentos e ampliação dos serviços de saúde em Mauá.

A entrega reforça a aposta da administração municipal na modernização da rede básica como ferramenta para ampliar o acesso, melhorar a qualidade dos atendimentos e oferecer mais conforto aos moradores da cidade.

São Paulo
Estados