Orientações incluem proibição de caixas de som, fogos com estampido e animais nas praias.
Com a chegada da temporada de verão, a Prefeitura de Ilhabela intensifica orientações para uso adequado das praias. A meta é garantir segurança, respeito entre frequentadores e proteção ambiental.
É proibido usar caixas de som e equipamentos que gerem poluição sonora nas praias, para preservar o sossego e o convívio (Leis Municipais nº 1.353/2007 e nº 529/2007). Também está proibido o uso de fogos de artifício com estampido em todo o município, em respeito a animais, pessoas com sensibilidade auditiva e ao meio ambiente (Lei nº 1.204/2017).
A administração reforça que a velocidade máxima nas vias é de 40 km/h. A medida busca mais segurança no trânsito e incentiva a apreciação das belezas naturais da ilha.
Animais são proibidos em praias e trilhas, para evitar acidentes, doenças e impactos ambientais. Como alternativa, tutores podem usar o Parcão, na Barra Velha, espaço destinado ao lazer de pets (Leis nº 529/2017 e nº 658/2008).
Churrascos e acampamentos só em locais privados e autorizados. Nas praias e vias públicas, essas práticas são proibidas, assim como a queima de lixo ou materiais que causem incômodo ou risco à saúde pública (Lei nº 1.224/2017).
Fiscalização será reforçada em toda a cidade, com atenção a praias e áreas de grande movimento. A colaboração da população é essencial para manter Ilhabela limpa, segura e agradável.
Denúncias de infrações podem ser feitas pelo Disque Denúncia (12) 99663-7200 ou à Polícia Militar, pelo 190.