Evento será realizado entre 27 e 31 de agosto, com sessões presenciais e on-line pela Spcine Play.
Ilhabela recebe, entre os dias 27 e 31 de agosto, o 5º Citronela Doc – Festival de Documentários. O evento terá sessões no Esporte Clube Ilhabela e no Hostel da Vila, além de exibição on-line gratuita pela plataforma Spcine Play.
A programação reúne 37 filmes, sendo nove longas e 26 curtas produzidos em nove estados do País e em oito cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Entre eles estão produções premiadas em festivais nacionais e internacionais. O festival contará ainda com debates, apresentações musicais e teatrais.
Neste ano, o Citronela Doc traz como novidade dois filmes em realidade estendida (XR), que exploram tecnologias de realidade virtual e aumentada. O público poderá experimentar as obras “Human”, de Débora Bergamini, e “Toré Virtual”, de Hugo Fulni-ô e Carolina Berger, com o auxílio de dispositivos Oculus Quest 3.
Além das mostras nacional e regional, o festival promove sessões especiais com produções de alunos da Escola Livre de Cinema Caiçara, em São Sebastião. Estão na programação “O Som da Maré”, “DÊsGRAÇAs” e “Topo”, este último premiado no Festival de Brasília.
Realizado anualmente desde 2021, o Citronela Doc é organizado pela Associação Cultural Citronela e busca aproximar moradores, visitantes e realizadores. O festival é viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) e do Programa de Ação Cultural (ProAc), do Governo do Estado de São Paulo.