Fátima e Sueli foram acolhidas após ação conjunta entre órgãos ambientais e Polícia Federal.
O Zoológico Municipal de Guarulhos passou a contar com duas novas integrantes em seu plantel: Fátima e Sueli, micos-leões-dourados que foram vítimas do tráfico ilegal de fauna. As duas fêmeas chegaram ao Brasil em 2022, após uma operação internacional de repatriação feita pela Polícia Federal, Ibama e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que trouxe do Suriname sete animais em estado crítico de saúde.
Após receberem cuidados e tratamento especializado, Fátima e Sueli se recuperaram completamente e agora ocupam um espaço exclusivo e adaptado às suas necessidades no setor de visitação do zoológico. A nova área foi inaugurada no último domingo (25) e integra os esforços da instituição na preservação dessa espécie ameaçada de extinção.
Outros quatro micos continuam em tratamento clínico no zoológico, enquanto um exemplar foi encaminhado para um projeto de conservação. A diretora da unidade, Fernanda Magalhães, destacou a expectativa de formar, futuramente, um casal reprodutor como parte das ações para garantir a continuidade da espécie.
O Zoo de Guarulhos funciona gratuitamente de terça a domingo, das 9h às 17h (com entrada até as 16h30), na Rua Dona Glória Pagnoncelli, 344, Jardim Rosa de França.