Representantes da segurança pública e vereadores abordam dados, desafios e ações para melhorar a sensação de segurança da população.
Na manhã desta quarta-feira, 25 de junho, a Câmara Municipal de Guarulhos realizou uma audiência pública para debater as ações e medidas adotadas pelos órgãos de segurança da cidade. A sessão começou às 9h40 com a fala do vereador Delegado Mesquita (Republicanos), que destacou dados que colocam Guarulhos como uma cidade relativamente segura. No entanto, ele pontuou que a população não compartilha dessa sensação, especialmente em relação ao índice de homicídios.
“Os números mostram uma realidade, mas a percepção da população é outra. Precisamos entender essa diferença”, afirmou.
Mesquita também destacou a importância da zeladoria urbana como ponto de partida para melhorar a segurança nas comunidades.
O vereador Daniel Santos (PP), secretário da Comissão de Segurança, reforçou que é impossível pensar em uma cidade desenvolvida sem segurança. Ele também citou projetos que visam à conscientização nas escolas como forma de prevenção e educação.
Participaram da audiência representantes das forças de segurança.
O policial militar William Gelonezze Ramos apresentou dados sobre ocorrências na cidade e detalhou as ações da corporação.
O delegado do 4º Distrito Policial, Nelson Queiroz Motta, falou sobre o volume de ocorrências e a seriedade no tratamento de cada denúncia:
“É um trabalho contínuo e muito volumoso. Cada ocorrência precisa de atenção e investigação adequada”, pontuou.
O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos, Adjomar Sousa da Silva, comentou sobre as operações de combate à perturbação do sossego. Segundo ele, de janeiro a abril, foram mais de 740 atendimentos nesse tipo de ocorrência, o que muitas vezes desloca o efetivo de situações mais graves, como assaltos.
Ainda segundo o comandante, apenas no mês de junho, em razão das festas juninas e quermesses, foram 164 atendimentos. Ele destacou que a GCM também atua na aproximação com a sociedade, reforçando a função social da corporação.
Para 2025, a prioridade será a presença nas ruas, exigindo mais investimento em estrutura e efetivo.
O secretário municipal de Segurança Pública, coronel Gilson Hélio Jesus dos Santos, encerrou as falas reforçando o compromisso da gestão em devolver a sensação de segurança à população.
Ele também alertou sobre a circulação de informações falsas nas redes sociais, que contribuem para o clima de medo:
“Estamos nas ruas, trabalhando. A nossa missão é garantir uma Guarulhos mais segura para todos”, concluiu.
A audiência reforçou que segurança pública é um trabalho coletivo que exige diálogo, investimento e presença constante nas ruas, com foco em resultados reais e na confiança da população.