A Prefeitura de Guararema realiza, entre os dias 13 e 23 de novembro, o 3º Festival Maria Florência – Consciência e Cultura Preta, com uma programação extensa e gratuita em diversos pontos da cidade. O evento celebra o Dia da Consciência Negra e valoriza as expressões artísticas e culturais de origem afro-brasileira.
Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o festival conta com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc, do ProAC, do Sesc e do programa Pontos MIS, reunindo espetáculos, exibições, rodas de conversa e apresentações musicais.
As atividades começam no dia 13, na Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”, com a exibição da animação “O Sonho de Clarice” e a palestra “Traçando Caminho, Cultura e Identidade, e Protagonismo Negro”. Nos dias seguintes, o público poderá conferir atrações como o espetáculo “Orações e Emoções”, o show “Vozes Pretas”, o teatro “Doutor Gama” e o “Tributo a Emílio Santiago”, entre outras performances de dança e música.
O encerramento acontece no dia 23, com a apresentação de dança “Num Corre”, do Núcleo Lêê, no Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello, encerrando o festival em clima de celebração.
O nome do evento é uma homenagem a Maria Florência, ex-escrava que recebeu um quinhão de terras às margens do Rio Paraíba do Sul e construiu uma capela em devoção a São Benedito, origem do vilarejo que daria nome a Guararema.
Acesse aguardiadanoticia.com
OUÇA RÁDIO AM 560 – em breve FM 82.3
REFERÊNCIA EM JORNALISMO REGIONAL
