Município é o 3º que mais gera empregos na indústria da beleza em São Paulo e o 1º do Grande ABC
Diadema consolidou-se como a capital nacional da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), registrando crescimento expressivo em 2025. Enquanto o setor fechou postos de trabalho no estado de São Paulo e no país, o município apresentou avanço no Polo Cosmético, que hoje responde por 25% das indústrias e empregos do setor no Brasil.
Segundo dados do Caged e do Ministério do Trabalho, entre janeiro e julho deste ano o emprego na indústria cosmética em Diadema cresceu 1,91%. O resultado coloca a cidade como o 3º município que mais gera empregos na indústria da beleza em São Paulo e o 1º no Grande ABC.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), o bom desempenho é fruto de ações coordenadas em prol do setor. Entre os fatores de atração estão incentivos fiscais, ambiente regulatório simplificado – com licenças da Vigilância Sanitária válidas por dois anos e renovação automática –, além da oferta de mão de obra e fornecedores qualificados.
Nos últimos quatro meses, a Prefeitura realizou 41 ações de incentivo, envolvendo 161 empresas da cadeia produtiva cosmética, como encontros de negócios, grupos de trabalho e eventos como o Café da Manhã do Polo Cosmético e o Biotech Day. Até o fim do ano, estão previstos novos encontros com a indústria, participação na Semana da Tecnologia da Fatec e integração com estudantes da ETEC.
Mais informações podem ser obtidas na SEDET, localizada na Alameda da Saudade, 186 – Centro, Diadema, ou pelo telefone (11) 4056-3950.