Ação atende decisão judicial e será feita por etapas, com foco na segurança e organização urbana
A retirada de fios e cabos irregulares dos postes de energia em Caraguatatuba será ampliada nos próximos meses. A operação, que começará pela região central, visa aumentar a segurança da população, reduzir riscos de acidentes e melhorar o aspecto visual da cidade, especialmente em áreas com grande concentração de cabeamento clandestino ou desativado.
A iniciativa é fruto de uma reunião realizada no último dia 14 entre o Ministério Público, a Secretaria de Urbanismo e representantes da EDP Bandeirante, concessionária de energia elétrica. Durante o encontro, ficou definida a intensificação da operação e a organização da ação por áreas já mapeadas pelo município.
A limpeza dos postes atende a uma decisão judicial, resultado de Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público, que obriga a EDP a promover a remoção dos cabos irregulares. A primeira etapa da ação ocorreu em janeiro, quando fios sem identificação foram retirados de bairros como Tabatinga, Cocanha, Massaguaçu, Sumaré, Getuba, Poiares, Palmeiras e Jardim Gaivotas.
A Prefeitura reforça que apenas as empresas detentoras dos cabos podem fazer a retirada ou manutenção das estruturas. O objetivo é evitar falhas nos serviços essenciais como internet, segurança, saúde e educação. A Secretaria de Urbanismo segue prestando suporte técnico e notificando empresas para adequações imediatas.