Celebração integra Jubileu dos Pescadores e destaca fé, cultura e tradição caiçara
Caraguatatuba será palco, no domingo (29), de uma das mais tradicionais manifestações de fé do Litoral Norte: a procissão marítima de São Pedro Pescador. O evento integra o Jubileu dos Pescadores, Caiçaras, Povos do Mar e Comunidades Tradicionais, promovido pela Diocese dentro do Ano Santo Jubilar de 2025.
A programação tem início às 10h, com missas simultâneas nos Oratórios de Esperança e Misericórdia, celebradas na Catedral do Divino Espírito Santo, no Indaiá, e no Santuário Diocesano Santo Antônio, no Centro.
Às 11h, pescadores iniciam os embarques das imagens sagradas nos entrepostos do Porto Novo e da Praia da Cocanha. Meia hora depois, têm início as procissões terrestres com andores, saindo da Catedral e do Santuário em direção às praias do Indaiá e do Centro.
A procissão marítima começa às 12h, com barcos partindo dos dois pontos. O percurso segue até a Praia Martin de Sá, passando por locais como a Pedra da Freira e a Prainha.
Durante o trajeto, grupos culturais como Orquestra de Violas e apresentações de Estátuas Vivas se apresentam no Camaroeiro. A chegada das embarcações está prevista para as 13h, quando o bispo diocesano Dom José Carlos Chacorowski realiza a bênção dos barcos e pescadores.
Em seguida, ocorre o almoço comunitário no local, com a colaboração da comunidade e das associações de pescadores. A recomendação é que cada participante leve um prato salgado ou refrigerante para a partilha.
O encerramento será às 14h, com o translado da imagem de São Pedro até a capela do bairro Sumaré.
Em caso de mau tempo, a procissão marítima será substituída por uma carreata. O evento conta com apoio das secretarias municipais de Turismo e Comunicação, além da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.