Mostra fotográfica inaugurada na Câmara Legislativa do Distrito Federal reúne histórias reais de superação, autoestima e renascimento feminino.
Com fotografias potentes e relatos marcados por dor, resistência e recomeço, a exposição “Marias”, da jornalista e fotógrafa Ísis Dantas, foi inaugurada na última terça-feira (21) no foyer do plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
A mostra segue aberta ao público até o dia 14 de novembro e apresenta dez mulheres que romperam o ciclo da violência doméstica e hoje transformam suas vivências em instrumentos de conscientização e empoderamento.
Durante a abertura, o público se emocionou com os depoimentos das mulheres retratadas no projeto e com a força simbólica das imagens.
A estudante Jiula Campos, uma das participantes, destacou o impacto do projeto em sua trajetória.
“Quando estamos dentro do ciclo de violência, a gente não se enxerga como gente. Quando a Ísis apareceu, ela trouxe o resgate da nossa autoestima e a possibilidade de se ver no mundo”, afirmou.
Idealizado em 2019, o projeto nasceu do desejo da autora de transformar a fotografia em um espaço terapêutico e político.
“A ideia sempre foi usar meu olhar — o de uma mulher que também viveu violências — para criar um lugar de refazimento e autoestima. Cada retrato é um convite ao recomeço”, explicou Ísis Dantas, que também assina o livro homônimo, lançado no mesmo dia da inauguração.
A exposição e o livro contam com curadoria do artista plástico Rinaldo Morelli e realização da Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade, com fomento do Ministério da Cultura, por meio de emenda parlamentar do deputado Reginaldo Veras (PV-DF).
A iniciativa destaca a importância de dar visibilidade a histórias reais de mulheres que, por meio da arte, encontram novas formas de reconstrução, fortalecimento e liberdade.
A exposição segue aberta ao público no prédio da Câmara Legislativa do Distrito Federal até o dia 14 de novembro, com entrada gratuita.
A Guardiã da Notícia – Informação local, referência global.
