COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Brasília » BRASÍLIA: ANVISA PREVÊ DECISÃO SOBRE VACINA DA DENGUE DO BUTANTAN NA PRÓXIMA SEMANA
Anuncie Conosco

BRASÍLIA: ANVISA PREVÊ DECISÃO SOBRE VACINA DA DENGUE DO BUTANTAN NA PRÓXIMA SEMANA

Processo é prioritário; agência também anuncia uso de IA para acelerar análises.

A Anvisa pode concluir, até o fim da próxima semana, a avaliação da vacina contra a dengue do Instituto Butantan. O diretor Daniel Pereira afirmou que o processo é “prioritário” e que a equipe técnica já se reuniu com o comitê de especialistas para sanar dúvidas remanescentes. A expectativa é decidir ainda na primeira quinzena de novembro, com possibilidade de alguns dias a mais.

Segundo Pereira, a análise consumiu “muitas horas” de debate com consultores externos. Não há outros pedidos de registro para imunizantes contra a dengue em tramitação de diferentes fabricantes no momento, de acordo com a agência.

No mesmo encontro com a imprensa, a Anvisa anunciou um conjunto de medidas para reduzir prazos de avaliação de medicamentos e produtos biológicos. A meta é cortar em pelo menos 50% o tempo de análise, hoje pressionado por um crescimento anual de cerca de 10% nas petições de novos registros. Em alguns casos, a fila chega a três anos, informou o presidente Leandro Safatle.

A estratégia inclui ferramentas de inteligência artificial para triagem documental, checagem de consistência e priorização de risco. A agência diz ter uma área dedicada ao tema e pretende, até dezembro de 2026, atender aos prazos legais de um ano de fila em todas as áreas. Atualmente, há aprox. 1,1 mil medicamentos sintéticos e cerca de 100 biológicos aguardando análise.

O Ministério da Saúde anunciou R$ 25 milhões para apoiar a digitalização e as soluções de IA na Anvisa. Em vídeo, o ministro Alexandre Padilha disse que acelerar registros é condição para atrair investimentos em inovação e ampliar o acesso da população a novas terapias. Ele também citou acordos com empresas da África do Sul e Indonésia para impulsionar a produção nacional de vacina contra tuberculose.

Se aprovada, a vacina do Butantan ampliará a oferta de imunização contra a dengue no País, tema sensível em meio a ciclos de alta transmissão. A agência reforçou que a decisão seguirá critérios técnicos de segurança, qualidade e eficácia, padrão aplicado a todos os registros.

Anuncie Conosco