No Contabilidade Fácil de hoje, Ricardo Abílio explica os efeitos práticos da nova política comercial americana para empresas brasileiras
O governo dos Estados Unidos coloca em prática, nesta sexta-feira, uma série de tarifas sobre produtos importados, o chamado Tarifaço, defendido pelo ex-presidente Donald Trump. O Brasil está entre os países mais afetados, com setores estratégicos — como agronegócio, siderurgia e indústria aeronáutica — expostos à perda de competitividade no mercado americano.
No quadro Contabilidade Fácil com Ricardo Abílio, especialista em Contabilidade e Finanças, o tema foi analisado sob a ótica das empresas brasileiras. A medida afeta diretamente os custos e as estratégias de exportação. Quem vende para os Estados Unidos precisará recalcular seus custos e buscar novos mercados.
O Brasil, por sua vez, já articula reações como a Lei da Reciprocidade Econômica, que permitirá medidas de retaliação, como aumento de tarifas para produtos dos EUA e suspensão de regimes especiais.
Segundo o especialista, o impacto pode ser um divisor de águas para o setor produtivo. O empresariado precisará se adaptar rápido para não perder espaço. Mas também é um momento de enxergar oportunidades em novos acordos comerciais.