Iniciativa voltada para idosos e pessoas com deficiência foi pré-selecionada pela USP entre mais de 300 ações paulistas e receberá visita técnica de pesquisadores para validação do modelo de inclusão.
O projeto “Pé na Estrada”, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de São Sebastião, foi pré-selecionado entre as 15 iniciativas de destaque no projeto Turismo Inclusivo e Competitividade no Estado de São Paulo. Conduzido pela EACH-USP em parceria com secretarias estaduais, o estudo avaliou mais de 300 ações em 227 municípios paulistas. A iniciativa sebastianense se classificou como referência em acessibilidade e inclusão, englobando o atendimento a pessoas idosas, com deficiências físicas, visuais, auditivas e com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A próxima fase do projeto consistirá em visitas técnicas de campo para documentar e validar as práticas que servem de modelo para outras cidades. Em São Sebastião, a visita dos pesquisadores da USP está agendada para os dias 26 e 27 de agosto, período em que acompanharão as atividades do “Pé na Estrada” na prática. A secretária Juliana Coelho destaca o avanço da cidade, que agora busca consolidar sua posição na etapa presencial e reforçar o compromisso do município com o turismo acessível e a inclusão social.
