A prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, assinou nesta segunda-feira (5/1) o decreto que cria o Comitê de Crise Hídrica e Monitoramento de Eventos Climáticos na cidade. Também participaram da cerimônia o vice-prefeito, Téo Cusatis, e o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, vereador Francimário Vieira Farofa.
O decreto prevê uma série de ações preventivas e respostas rápidas em caso de situações emergenciais por causa de eventos climáticos extremos, como estiagens prolongadas, chuvas escassas e ondas de calor.
Dentre as iniciativas, está a redução de 30% no consumo de água nos cerca de 600 prédios públicos municipais, além de campanhas para a população sobre o uso consciente da água.
O diretor-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), José Luiz Furtado explicou que foram intensificadas ações como geofonamento para detecção de vazamentos não visíveis, manutenção contínua da rede e preparação para a contratação de caminhões-pipa para reforços pontuais no abastecimento.
O telefone do Semae para informações é o 115.
