COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Notícias da Guardiã » GIRO DE NOTÍCIAS ALTO TIETÊ

GIRO DE NOTÍCIAS ALTO TIETÊ

A PREFEITURA DE GUARAREMA PROMOVE, NESTE SÁBADO, DIA 06 DE DEZEMBRO, A 3ª CãoMinhada

Um evento que reúne tutores e cães em um percurso leve, voltado ao bem-estar animal e à integração das famílias.
A concentração será às oito da manhã no Recanto do Américo, o Pau D’Alho. De lá, os participantes seguem até o Complexo Esportivo Paulo Geanetti Machado, no novo viário que liga o bairro Nogueira ao Centro.

ACONTECE NESTA QUARTA-FEIRA, DIA 26, A DÉCIMA EDIÇÃO DA FEIRA DO ESTUDANTE E JOVEM EMPREENDEDOR DE FERRAZ DE VASCONCELOS, NA ETEC FERRAZ


O evento vai das sete e meia da manhã até às dez da noite na terça, e segue até às seis da tarde na quarta.
A feira reúne alunos do terceiro ano do ensino médio e do nono ano do fundamental com uma programação cheia de palestras, workshops e oportunidades acadêmicas.

SUZANO: GCM DETÉM OITO PESSOAS ACUSADAS DE EXTORSÃO NO BAIRRO CIDADE EDSON

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano deteve, na tarde desta terça-feira (25/11), oito pessoas acusadas de integrar uma quadrilha de Guarulhos, sendo três colombianos e cinco brasileiros, que tentavam extorquir a proprietária de um salão de beleza na rua Bahe Macedo, no bairro Cidade Edson.

Os suspeitos foram abordados quando tentavam cobrar valores indevidos da comerciante.

Durante a operação, foram apreendidos 14 celulares, oito motocicletas usadas pelo grupo e diversos cartões de visita distribuídos para oferecer supostos “serviços”, que serviam de fachada para a prática criminosa. Segundo informações preliminares, alguns dos detidos têm passagens por roubo, violência doméstica e tráfico de drogas.

A quadrilha, que atuava na região com abordagens intimidatórias, teria se deslocado de Guarulhos para praticar extorsões em estabelecimentos comerciais de Suzano. A ação desta terça-feira coordenada pela GCM impediu que a vítima efetuasse qualquer pagamento e garantiu a prisão dos envolvidos em flagrante.

O caso foi apresentado na Delegacia Central de Polícia de Suzano, onde o boletim de ocorrência foi registrado e os suspeitos permaneceram à disposição da Justiça.

CAMARA EM PAUTA SUZANO: VEREADORES VOTAM EM SESSÃO EXTRAODINÁRIA A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL NESTA QUARTA-FEIRA (26)

A Câmara de Suzano fará nesta quarta-feira (26), às 16 horas, uma sessão extraordinária para discutir e votar o projeto de lei do Executivo que estima a receita e fixa a despesa do município de Suzano para o exercício de 2026. A propositura já foi discutida em audiência pública no Legislativo no dia 10 de novembro.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o instrumento que efetiva a realização de despesas públicas para o ano seguinte, tendo como base o que foi definido no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O orçamento total estimado para 2026 é de R$ 1.680.502.521,85.

Acompanhe

As sessões são abertas ao público, que pode acompanhá-las na sede da Casa de Leis (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista). Também é possível assistir aos trabalhos de forma online, pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano).

CÂMARA EM PAUTA MOGI DAS CRUZES: VEREADORES APROVAM MUDANÇA QUE AMPLIA ACESSO DE PESSOAS SURDAS A DIREITOS NO TRANSPORTE

Na sessão desta terça-feira (25), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a mudança na Lei que dispõe sobre o Serviço de Transporte Coletivo de Passageiros. O objetivo é adequar o parâmetro municipal que define a deficiência auditiva. A propositura é de autoria do presidente da Câmara, Francimário Vieira Farofa (PL).

O projeto de lei tem o objetivo de atualizar o limite de perda auditiva de 70 decibéis (dB) para 41 dB, conforme previsto em um Decreto Federal. De acordo com a justificativa apresentada pelo autor, a medida busca garantir a harmonização da legislação municipal com as normas federais, assegurando maior inclusão e proteção às pessoas com deficiência auditiva.

“Manter o limite municipal em 70 dB implica excluir um grupo expressivo de pessoas com perdas auditivas moderadas, mas que já enfrentam barreiras reais para o exercício de seus direitos fundamentais”, argumenta Farofa. O presidente da Casa de Leis mogiana também defende que a atualização do parâmetro contribui para a segurança jurídica e uniformidade na aplicação das políticas públicas.

Com a aprovação, a norma passa a considerar como portadoras de deficiência auditiva as pessoas que apresentarem surdez severa, a partir de 41 decibéis, em todas as frequências, devidamente constatada por meio de laudo emitido por otorrinolaringologista.