A Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Mogi das Cruzes realizou nesta quarta-feira (15/10) a primeira sessão pública da história da Casa de Leis.
A comissão avaliou o caso dos vereadores Rodrigo Romão (PCdoB) e Felipe Lintz (PL), sobre possível quebra de decoro parlamentar.
Durante a sessão de 14 de maio, os dois vereadores trocaram ofensas após uma discussão sobre casos de corrupção. Romão falou em plenária que “quem vem aqui falar de corrupção e vende cursos online gratuito de forma ilegal, com centenas de reclamações é o quê? É estelionato, é corrupção também.” Lintz respondeu a Romão: “o senhor vai ter que provar que sou estelionatário, por que o senhor foi eleito na raspa do tacho”. A partir deste ponto houve xingamentos e gritos, e os microfones foram cortados pela presidência.
Na sessão pública de hoje, as partes apresentaram suas defesas e a Comissão de Ética, que é formada pelos vereadores Otto Resende, Vitor Emori e Iduigues Martins, chegou ao relatório final: Rodrigo Romão foi absolvido e Felipe Lintz recebeu uma advertência.
Depois da decisão, os vereadores Felipe Lintz e Rodrigo Romão se manifestaram. O relatório final será publicado em breve – a Guardiã da Notícia segue acompanhando este caso.