São Paulo, 4 de setembro de 2025 – A cidade de São Paulo enfrentou, na manhã desta quinta-feira, mais um dia de trânsito carregado. De acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o volume total de lentidão chegou a 457 quilômetros, o equivalente a 20% da malha viária monitorada.
O bairro Sul da capital liderou com o maior índice, somando 154 km de lentidão, o que representa 34% do total. Em seguida, aparecem as zonas Norte e Leste, ambas com índices elevados: 111 km (24%) e 110 km (24%), respectivamente. A zona Oeste apresentou 67 km (15%), enquanto o Centro teve o menor impacto, com 15 km de lentidão (3%).
O rodízio municipal de veículos está em vigor nesta quinta-feira para placas de final 7 e 8, restringindo a circulação no centro expandido das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Segundo a CET, o trânsito intenso se deve a uma combinação de fatores típicos do horário de pico, como o retorno das atividades escolares, o clima seco que favorece o uso de veículos particulares, e obras em vias importantes da cidade.
Motoristas devem redobrar a atenção, planejar rotas alternativas e, sempre que possível, optar pelo transporte público ou escalonamento de horários para evitar os períodos mais críticos.