Celebração integra o Jubileu dos Pescadores e reúne fé, cultura e tradição caiçara
Caraguatatuba celebra neste domingo (29) a tradicional Procissão Marítima de São Pedro Pescador, uma das mais marcantes manifestações religiosas e culturais do Litoral Norte. O evento faz parte do Jubileu dos Pescadores, promovido pela Diocese de Caraguatatuba dentro das comemorações do Ano Santo Jubilar de 2025.
A programação começa às 10h, com missas simultâneas na Catedral do Divino Espírito Santo, no Indaiá, e no Santuário Diocesano Santo Antônio, no Centro. Às 11h, imagens de Nossa Senhora Aparecida e São Pedro serão embarcadas nos entrepostos de pesca do Porto Novo e da Cocanha, para seguir em procissões terrestres até as praias do Indaiá e do Centro.
A procissão marítima oficial tem início às 12h, com saída das duas praias em direção à Praia Martin de Sá, passando pela Pedra da Freira e a Prainha. No mar, fiéis celebram em oração a fé e a identidade caiçara.
Enquanto isso, no Camaroeiro, haverá apresentações culturais e a aguardada chegada das embarcações às 13h. O bispo Dom José Carlos Chacorowski realiza a bênção dos barcos, anzóis e pescadores. Em terra, fiéis participam do tradicional almoço comunitário.
A imagem de São Pedro será levada até a capela que leva seu nome, no bairro Sumaré, encerrando a programação às 14h. Em caso de mau tempo, a celebração será adaptada com uma carreata até o Camaroeiro. O evento tem apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Fundacc e das secretarias de Turismo e Comunicação.