Número de internações por gripe cresce, enquanto adesão à campanha de vacinação segue abaixo do esperado na cidade.
Especialistas reforçam: influenza é grave e pode matar.
Guarulhos enfrenta um cenário preocupante com a baixa procura pela vacina contra a influenza, mesmo com a liberação da imunização para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Apesar dos esforços da prefeitura e das unidades de saúde, a adesão segue muito abaixo do ideal, o que acende um alerta diante da alta nos casos graves da doença.
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o vírus Influenza A é atualmente o maior responsável pelos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em São Paulo, com um crescimento de mais de 90% nas internações entre abril e maio de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados revelam que os mais afetados são idosos, crianças pequenas e pessoas com comorbidades, grupos que, justamente, deveriam ser prioridade na vacinação.
Em Guarulhos, o último “Dia D” de vacinação aplicou pouco mais de 5 mil doses, número considerado baixo para o tamanho da população e a gravidade do cenário atual. A vacina está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, de segunda a sexta-feira.
A influenza não é uma simples gripe. Pode causar pneumonia, agravamento de doenças crônicas e, em muitos casos, levar à internação em UTI e até à morte”, alerta a Secretaria Municipal da Saúde.
Além das complicações respiratórias, a influenza pode provocar crises asmáticas, infecções secundárias e descompensações em pacientes com doenças como diabetes e cardiopatias.
A vacinação, segundo especialistas, reduz drasticamente os riscos de complicações e óbitos.
QUEM PODE SE VACINAR:
Todas as pessoas a partir de 6 meses de idade
A vacinação é gratuita pelo SUS
Disponível em todas as UBSs de Guarulhos, sem necessidade de agendamento
A vacina leva cerca de 15 dias para oferecer proteção completa. Mesmo quem já teve gripe este ano deve se vacinar, já que o vírus sofre mutações e a vacina é atualizada anualmente com as cepas mais circulantes.
