Aeronave seguia para Londres e caiu em área residencial próxima ao aeroporto de Ahmedabad; não há confirmação oficial sobre vítimas
AHMEDABAD, ÍNDIA – Um avião da companhia Air India caiu nesta quinta-feira (12) pouco após decolar do aeroporto de Ahmedabad, no oeste da Índia. A aeronave transportava 242 passageiros e seguia para o aeroporto de Gatwick, em Londres. Segundo a polícia local, a queda ocorreu em uma área civil, fora do perímetro do aeroporto. Ainda não há informações confirmadas sobre mortos ou feridos.
A companhia aérea confirmou o incidente por meio da plataforma X (antigo Twitter). “O voo AI171, operando Ahmedabad–Londres Gatwick, envolveu-se em um incidente hoje, 12 de junho de 2025. No momento, estamos apurando os detalhes e compartilharemos mais atualizações o mais breve possível”, informou a empresa.
O acidente aconteceu durante a decolagem, por volta das 13h39 no horário local (5h09 de Brasília), a partir da pista 23 do aeroporto. De acordo com o controle de tráfego aéreo, a aeronave emitiu um sinal de emergência — o chamado “Mayday” —, mas perdeu contato com a torre em menos de um minuto. O site de monitoramento FlightRadar24 confirmou que o sinal foi interrompido logo após a decolagem.
Imagens divulgadas por agências de notícias e redes sociais mostram destroços em chamas, uma densa coluna de fumaça preta e bombeiros atuando no combate ao incêndio. Também há registros de feridos sendo levados em ambulâncias e macas.
O aeroporto de Ahmedabad teve todas as operações suspensas. Um porta-voz confirmou que os voos foram interrompidos para priorizar os trabalhos de resgate e investigação.
Esse é o acidente aéreo mais grave no país desde 2020, quando um Boeing 737 da Air India Express ultrapassou a pista durante o pouso no aeroporto de Kozhikode, no sul da Índia. Na ocasião, 21 pessoas morreram.
As causas da queda do voo AI171 ainda estão sendo apuradas pelas autoridades aeronáuticas indianas. A reportagem segue em atualização.