População poderá participar presencialmente ou online para debater impactos do Free Flow.
A Câmara Municipal de Guarulhos realiza no dia 3 de junho, às 13h, uma Audiência Pública para discutir a implantação do sistema de pedágio eletrônico Free Flow na Rodovia Presidente Dutra. O encontro, promovido pelas Comissões de Defesa dos Direitos do Consumidor e de Trânsito e Transportes, será no Plenário da Casa.
O sistema, previsto para começar no segundo semestre, contará com 21 pórticos de cobrança automática nas pistas expressas entre São Paulo, Guarulhos e Arujá. A tarifa será cobrada eletronicamente, sem a necessidade de parar em praças de pedágio, por meio da leitura das placas e sensores. Entretanto, a concessionária CCR RioSP ainda não divulgou valores, critérios de cobrança e os impactos socioeconômicos da medida.
O vereador Guto Tavares (PDT), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, manifestou preocupação com a falta de transparência. “Não sabemos qual será o valor da tarifa, nem como ela será aplicada. Isso pode gerar um impacto enorme na vida dos trabalhadores da nossa cidade”, alertou.
Tavares destacou que a Dutra é a principal rota de deslocamento diário entre Guarulhos e São Paulo, e que a cobrança automática afetará diretamente trabalhadores, estudantes, motoristas de aplicativo, caminhoneiros e empresas de logística.
