O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira (mais uma vez), que “não vai tolerar violência policial” no estado.
Questionado ao final da cerimônia promovida no Palácio dos Bandeirantes para o anúncio do programa ‘SuperAção’, sobre os recentes episódios de violência em ações policiais que ganharam repercussão nas últimas semanas, o governador assegurou que todas as intervenções serão investigadas de “forma imediata e preventiva”.
No último domingo (18), um homem foi brutalmente espancado por três policias militares durante uma abordagem na zona sul da capital paulista. Um vídeo flagrou o ocorrido. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) declarou, em nota, que os agentes identificados foram afastados de suas funções.
Além disso, um jovem de 19 anos morreu durante uma ação policial no bairro da Vila Andrade, também na zona sul.
A ação resultou em um protesto de moradores em uma avenida do mesmo bairro, que alegaram que o jovem era “trabalhador” e que não tinha problemas criminais.
O adolescente foi atingido por três disparos, mas morreu no hospital. Os eventos foram testemunhados pela mãe e um dos irmãos da vítima, que estavam no local durante a abordagem.